Como evitar patologias em alvenarias

A estética, a durabilidade e a estanqueidade das edificações podem ser colocadas em risco diante da ocorrência de patologias nas alvenarias de vedação. Essas manifestações, que acometem tanto as paredes com blocos de concreto quanto as com cerâmicos, assumem, na maior parte das vezes, a forma de trincas, fissuras, infiltrações e destacamentos de revestimentos.

Os problemas acontecem principalmente em três situações: na interface entre a argamassa de assentamento e o bloco; entre a alvenaria e os elementos estruturais (encunhamentos); e na junção entre as paredes. A causa de todos esses inconvenientes pode estar em erros na fase de projeto, de especificação e de execução.

Uma vez que seja detectada uma manifestação patológica em alvenaria, deve-se procurar um profissional habilitado e capacitado para o desenvolvimento de um laudo técnico. O trabalho deve identificar a origem do problema para, só então, definir a correção adequada.

Os processos de recuperação da obra devem ser conduzidos no sentido de suprimir ou minimizar as causas reais da patologia. Eles podem envolver o reforço com telas, o emprego de materiais deformáveis, entre outras ações.

Precisando de laudo técnico em engenharia? Entre em contato com a EngeFácil e peça um orçamento grátis. Ligue (41) 3109-7676 ou (41) 99286-4433.

Deixe uma resposta